Nessie: o verdadeiro tesouro da Escócia!

Contadores...

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sexta-feira, 18 de março de 2011

Tireóide: Sintomas e Tratamentos...

Essencial para o bom funcionamento do organismo, a tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano. Sua principal função é a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina).A produção desses hormônios é feita após a estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH.

Os hormônios (T3 e T4) são responsáveis por regular o nosso metabolismo, ou seja, o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O problema acontece quando as taxas desses hormônios ficam alteradas.

Sintomas como: cansaço, sonolência, unhas quebradiças, aumento ou diminuição de peso, desânimo, cabelos e peles secos, prisão de ventre ou tendência a diarréia, ansiedade, perda de apetite podem ser sinais de que algo não anda bem com sua tireóide. Por isso fique atenta. Antes de mais nada veja quais são os principais distúrbios da tireóide.

Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Esse mal atinge tanto homens quanto mulheres, mas a incidência é maior entre as mulheres e aumenta com a idade, principalmente depois dos 35 anos.

Pode ter várias causas, mas a mais comum decorre da doença de Hashimoto. Essa doença aparece quando o organismo, por razões ainda desconhecidas, não reconhece a tireóide como parte do corpo e o sistema imune começa a produzir anticorpos que "atacam" a glândula.

O diagnóstico é feito através de exames de sangue que medem a quantidade dos hormônios tireoidianos. Alto nível de TSH circulante é o melhor indicador de hipotireoidismo. Em contrapartida, os níveis de T3 e T4 aparecem reduzidos.

Além dos exames de sangue é importante ficar atento a alguns sintomas que podem indicar hipotireoidismo. São eles: depressão, cansaço, cabelos e pele ressecados, unhas quebradiças, fadiga, perda de apetite, prisão de ventre, anemia, aumento de peso, tornozelos e rosto inchados, menstruação irregular e colesterol elevado. Na presença de mais de um desses sintomas é importante que consulte um médico.

Apesar de não ter cura, o tratamento varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliado pelo médico. Mas de maneira geral ele é feito através de medicamentos que visam repor os hormônios que a tireóide não consegue produzir.

Muitas pessoas que tem hipotireoidismo dizem que não conseguem eliminar peso, pois tem o "metabolismo lento". Realmente, o metabolismo dessas pessoas é mais lento devido à diminuição dos hormônios da tireóide T3 e T4. A melhor maneira de "acelerar" o metabolismo é ter uma alimentação saudável e fracionada, praticar atividade física regularmente e fazer o tratamento adequado.

Hipertireoidismo
O hipertireoidismo se desenvolve quando há um aumento excessivo na produção dos hormônios T3 e T4. Com o aumento na concentração desses hormônios no sangue, o organismo trabalha de forma mais acelerada. Esse processo resulta em estado metabólico hiperativo no qual as funções do corpo, principalmente a digestão aumentam. Como conseqüência, ocorre má absorção de determinados nutrientes.

A principal causa do hipertireoidismo é a chamada Doença de Graves, que pode provocar, entre outros sinais, uma protuberância no pescoço, denominada bócio.

O diagnóstico pode ser feito através da realização de um ultra-som da tireóide ou de exame de sangue específico que avaliará a dosagem dos hormônios tireoidianos. Níveis elevados de T3 e T4 e TSH baixo são indicadores de hipertireoidismo.

Alguns sintomas estão relacionados com o aumento desses hormônios e possível diagnóstico de hipertireoidismo, são eles: aumento da freqüência cardíaca, perda de peso, tremores, fraqueza muscular, nervosismo, queda de cabelos, alterações na pele, diarréia, sudorese e diminuição do fluxo menstrual (em mulheres).

O tratamento é feito com drogas antitireoidianas, o mecanismo de ação dessas drogas consiste na redução da síntese de T3 e T4, ou ainda com administração de iodo radioativo. O tratamento mais adequado vai variar de pessoa para pessoa e só o médico poderá fazer essa avaliação. Apenas em alguns casos, a cirurgia para retirada da tireóide é indicada, como por exemplo, suspeita de câncer ou pessoas com grande aumento do bócio.




Fonte






Cyndi Lauper "Unhook The Stars"

Eu simplesmente amo esta música e este vídeo, o único problema é que aparece bem pouquinho da Cyndi rs....
O interessante é que o filme é com o marido dela e ela participa da trilha sonora, que por "coincidência" a música tem o mesmo título do filme... Ainda não assisti...


Como o vídeo tem a letra, vou deixar a tradução...


Solte as Estrelas/Cyndi Lauper
Composição: Cyndi Lauper/Jan Pulsford



Só quando tudo está em ordem e bom, as coisas se desfazem
Justamente quando a vida deve estar resolvendo estou de volta no início,
E ele volta para o coração...
Eu realmente não estou triste... Eu não estou fugindo, eu estou procurando...
Já te disse que eu tenho guardado todas as suas cartas e cartões...
Há apenas mais nada para eu fazer aqui, mas desenganchar as estrelas...

Você se lembra quando eu lhe disse tudo que podia e ele parecia muito...
Bem, eu estava vivendo a sua vida esperando que você nunca iria cair...
Se eu insistisse em bastante apertado...
E deixar ir agora é como um passaporte para qualquer lugar...
Com o tempo em minhas mãos eu posso fazer um novo começo...
Eu só não quero ficar aqui e solte as estrelas
Eu só não quero ficar aqui e solte as estrelas

Não se preocupe, para mim, só que eu estou inspirado
Esperando nas asas me fizeram beber com possibilidade
Rivaliza com as minhas memórias ...


Este é o CD que contém esta faixa... E muito bom por sinal...





Oremos pelo Japão!

Estava lendo uma postagem muito comovente de uma conhecida que mora no Japão e está passando por uma situação muito complicada no momento...

Ela disse que o primeiro tremor ela estava trabalhando e pensou que estava sentindo uma tontura, mas quando olhou para a luminária e esta tremia frenéticamente compreendeu o que estava acontecendo e a única preocupação dela foi correr e retirar 3 crianças que estavam próximas... Que fofa...

Sim, o relato dela é muito interessante, disponibilizarei aqui para quem quiser ler e deixar um comentário, uma força, uma palavra amiga.... O mais importante é que ela não está completamente só em outro país, a família está aqui no Brasil, mas o irmão mora próximo as montanhas e ela está com ele neste momento, embalando as coisas para voltar ao Brasil...

Oremos pelo povo japonês que enfrenta uma crise tão triste e complicada... São famílias que perdem o chefe da casa, a mãe, irmãos, as vezes famílias inteiras...

Não vamos nos esquecer de pedir a Deus para que esteja consolando e abençoando toda a população japonesa.

É muito triste perder algo que amamos, sair do país onde moramos, da cidade, deixar para trás amigos, conhecidos, parentes...

Sei que tudo isso passará, ficará marcado é claro, mas dias melhores virão...

Japão, nós estamos torcendo para que tudo se resolva da melhor forma possível... Deus os abençõe!!!!