Nessie: o verdadeiro tesouro da Escócia!

Contadores...

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A criação dos céus e da Terra

Gênesis-1

1 No princípio criou Deus os céus e a terra.
2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.

10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.

16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,

18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.

21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.


Gênesis-2

1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.

2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.

3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus

5 não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra.

6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.



Algumas pessoas não acreditam na criação do mundo e de Adão e Eva, abaixo algumas confirmações de que eles realmente existiram!


PROBLEMA: Muitos eruditos modernos consideram os primeiros capítulos de Gênesis como um mito, e não os tomam como históricos. Mas a Bíblia parece apresentar Adão e Eva como pessoas reais, que tiveram filhos, dos quais todo o restante da humanidade proveio (cf. Gn 5:lss).

SOLUÇÃO: Há uma boa evidência para crermos que Adão e Eva tenham sido pessoas reais.

Primeiro, Gênesis 1-2 apresenta-os como pessoas reais, e até mesmo narra os importantes acontecimentos de suas vidas (o que é histórico).

Segundo, eles tiveram filhos que foram pessoas reais, que também tiveram filhos reais (Gn 4:1,25; 5:1SS),

Terceiro, a mesma frase ("são estas as gerações de") usada para registrar dados históricos posteriores em Gênesis (6:9; 9:12; 10:1, 32; 11:10, 27; 17:7, 9) é empregada com respeito a Adão e Eva (Gn 5:1).

Quarto, cronologias posteriores do AT colocam Adão no topo da lista (1 Cr 1:1).

Quinto, o NT põe Adão no início da lista dos antecedentes de Jesus (Lc 3:38).

Sexto, Jesus referiu-se a Adão e Eva como os primeiros "macho e fêmea", fazendo da união física deles a base do casamento (Mt 19:4).

Sétimo, Romanos declara que a morte literalmente reinou no mundo trazida por um "Adão" literal (Rm 5:14).

Oitavo, a comparação entre Adão (o "primeiro Adão") e Cristo (o "último Adão") em 1 Coríntios 15:45 manifesta que Adão é tomado literalmente como uma pessoa histórica.

Nono, a declaração de Paulo de que "primeiro foi formado Adão, depois Eva" (1 Tm 2:13) revela que ele fala de uma pessoa real.

Décimo, é lógico que teve de haver um primeiro casal real de seres humanos, macho e fêmea, pois, caso contrário, a raça humana não teria como começar a existir. A Bíblia chama a esse casal, que de fato existiu, de "Adão e Eva", e não há por que duvidar de sua real existência.

Fonte: Manual popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia

Jaques Léclair X Victor Valentim

Trama/ Personagens:

- Ti-Ti-Ti traz uma trama bem-humorada, ambientada em São Paulo pela Rede Globo nos anos de 1985 e 1986, que tem como fio condutor a rivalidade profissional, familiar e afetiva entre André Spina (Reginaldo Faria) e Ariclenes Martins (Luis Gustavo), ou Ari, como é chamado pelos mais próximos.


Os dois eram amigos de infância e sempre brigaram muito, travando incansáveis disputas pelas mesmas namoradas. O tempo passa, e Ariclenes não consegue se estabelecer profissionalmente, ao contrário de André, que se tornou um conceituado costureiro da sociedade paulista, conhecido como Jacques Léclair. Um dia os dois se reencontram e, motivado pela disputa com o inimigo de longa data, Ari resolve entrar no terreno profissional de André, acirrando a rivalidade entre os dois. Assumindo a personalidade do espanhol Victor Valentim, Ari se infiltra no mundo da moda com o objetivo de revolucionar a alta costura. Quem idealiza seus modelos é Cecília (Nathalia Timberg), uma mulher com problemas mentais que cria figurinos elegantes para vestir suas pequenas bonecas. Ari, no entanto, não sabe que Cecília é a mãe desaparecida de André, o que só é revelado no final da trama. Para complicar ainda mais a disputa, os filhos de André e Ari, Valquíria (Malu Mader) e Luti (Cássio Gabus Mendes), se apaixonam, deixando seus pais furiosos.
- Com a chegada de Victor Valentim, Jacques Léclair vê seu reinado ameaçado. Enquanto o renomado costureiro tem uma linha de roupas mais clássica, Victor Valentim aposta em modelos mais sensuais, o que os coloca em lados opostos. Jacques Léclair faz o tipo afetado com as clientes e profissionais do ramo, parecendo afeminado. Mas, na realidade, ele mantém uma amante, sua secretária Clotilde (Tânia Alves), com quem realiza as mais engraçadas fantasias sexuais. André tem ainda um caso mal resolvido com Jacqueline (Sandra Bréa), gerente de seu ateliê e seu braço direito no trabalho. Ariclenes, por sua vez, vive uma relação de amor e ódio com sua ex-mulher Suzana (Marieta Severo). Editora de uma revista de moda, Suzana se dedicara inteiramente ao trabalho após a separação. Profissionalmente bem estabelecida, ela não conseguiu resolver a relação com o ex-marido, e os dois vivem em conflito, o que rende excelentes cenas de humor à novela. Suzana mantém uma ótima relação com o filho, Luti, apesar de ele morar com o pai. Mensalmente, ela dá uma pensão para ele, mas sabe que Ari usa e abusa do dinheiro. Luti é estudante de Belas Artes e faz de tudo para ajudar nas despesas da casa, mesmo não concordando com a forma com que o pai encara a vida. Ari pede que Luti desenhe os modelos criados por Cecília, e ele não consegue se negar a fazê-lo.
- Entre as tramas paralelas de Ti-Ti-Ti, destaca-se a da personagem Gabriela (Myrian Rios), moça humilde e ingênua que trabalha servindo café no ateliê de Jacques Léclair. Gabi é seduzida e, em seguida, desprezada pelo filho do patrão, o irresponsável playboy Pedro (Paulo Castelli). Quem não gosta nem um pouco da história é a mãe da jovem, Marta (Aracy Balabanian), com quem o rapaz também tivera um caso. Marta era funcionária do ateliê de Jacques Léclair e acabou perdendo o emprego por conta do rapaz. Quando conhece a bela Gabriela, Pedro investe na moça – como faz com todas as mulheres que trabalham no escritório do pai –, sem desconfiar que ela é filha de Marta. Disposta a se vingar de Pedro, Gabriela se finge de grávida, e a família do rapaz obriga-o a se casar. Ela passa meses afirmando a falsa gravidez e fazendo Pedro passar por muitas humilhações, até que ele se apaixona por ela. Em determinado momento da história, Ariclenes passa a contar com a ajuda de Marta, que espiona os negócios do rival Jacques Léclair.
- No final da história, depois de muitas brigas e confusões, Jacques Léclair descobre que Victor Valentim não passa de um falsário e resolve desmascará-lo para a imprensa. Porém, ao descobrir que Cecília é sua mãe verdadeira, desiste de prejudicá-lo, já que o rival cuidara tão bem dela. Cecília faz de tudo para conciliar os dois, mas a tentativa é em vão. Até a última cena do último capítulo da novela a rivalidade entre os dois continua, dando a entender que irá durar para todo o sempre.

Produção:

- O objetivo da abertura de Ti-Ti-Ti era representar o mundo da moda e da alta costura, tema central da história. Para isso, na produção da abertura, o designer Hans Donner e sua equipe criaram soluções artesanais: tesouras, lapiseiras e fitas métricas gigantes, feitas de borracha e metal, ganhavam vida independente na tela. As fitas rodavam sobre o papel, as lapiseiras desenhavam vestidos femininos e as tesouras cortavam sedas e cetins. Para dar o efeito desejado, tudo era comandado por manipuladores que usavam ímãs, conduítes de metal e arames. O resultado foi uma abertura dinâmica e divertida, ao som da música Ti-Ti-Ti, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, interpretada pelo grupo Metrô.
- A novela contou com uma supervisão de moda, responsável pelos modelos criados pelos dois costureiros. A tarefa ficou a cargo de Nettzy Carvajal e da figurinista Helena Gastal.

Curiosidades:

- O nome do personagem de Luis Gustavo, Ariclenes, foi uma homenagem do autor Cassiano Gabus Mendes a Lima Duarte, nome verdadeiro do ator.
- Nos créditos, os nomes de Luis Gustavo e Reginaldo Faria alternavam diariamente a ordem em que apareciam.
- O batom Boka Loka, lançado na novela pelo personagem de Luis Gustavo, fez sucesso entre o público feminino e acabou sendo comercializado.


- A atriz e modelo Mila Moreira fez uma participação especial na novela interpretando ela mesma.
- Ti-Ti-Ti marcou a estréia de Tato Gabus Mendes, Guilherme Fontes e Betty Gofman na TV Globo.
- Roberto Carlos compôs uma canção especial para a atriz Myrian Rios, sua mulher na época. A música, chamada A Atriz, falava do ciúme que ele tinha das cenas em que ela contracenava com o ator Paulo Castelli, seu par romântico na trama.
- Ti-Ti-Ti foi vendida para cerca de 20 países, como Angola, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Nicarágua, Peru e Turquia, entre outros.
- A novela foi reapresentada entre 04/04 e 21/10/1988, em Vale a Pena Ver de Novo.

Trilha sonora:

- Na trilha sonora nacional, destaque para Nada por Mim, na voz de Marina Lima, e A Vida É Dura, com Demônios da Garoa. A música de abertura, Ti-Ti-Ti, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, interpretada pelo grupo Metrô, também ficou marcada na memória do público.