Nessie: o verdadeiro tesouro da Escócia!

Contadores...

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Estátua de Zeus

Existe uma lista que representa as sete coisas que todos deveriam ver antes de morrer, sua origem é duvidosa, o autor da suposta lista é o poeta grego Antípatro de Sídon, ele citou estas belezas em um poema e os gregos foram os primeiros a divulgá-las...

De todas elas, a única que restou praticamente intacta é Pirâmide de Quéops construída há quase cinco mil anos. É interessante que na Grécia se encontrava apenas a estátua de Zeus em Olímpia, construída em ouro, marfim e ébano com 12 metros de altura. A idéia que se tem dela vem das moedas de Elis onde foi cunhada a figura da estátua do próprio Zeus.

Ela foi construída no século V a.C por Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos. A estátua era decorada com pedras preciosas (olhos). Após 800 anos, ainda no mesmo século V a.C, foi levada para Constantinopla hoje Istambul, onde acredita-se ter sido destruída em 462 d.C por um terremoto.

Fídias esculpiu Zeus sentado numtrono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória, na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. Supõe-se que como em representação de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o cenho franzido. A lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia. Quando a estátua foi construída, a rivalidade entre Atenas e Esparta pela hegemonia no Mediterrâneo e na Grécia continental mergulhou os gregos numa sucessão de guerras.

Os combates, no entanto não prejudicaram as realizações culturais e artísticas da época. Ao contrário, o século V a.C ficou conhecido como o século de ouro na história grega devido ao extraordinário florescimento da arquitetura, escultura e outras artes.

Tanto os gregos amavam seus trabalhos que dizia-se que ele revelava aos homens a imagem dos deuses. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos.

Zeus (Júpiter para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades. A estátua equivalia a um prédio de cinco andares.

PS: Esta semana postarei todas as sete maravilhas do mundo antigo, vale a pena saber um pouco a respeito destas obras artísticas!