Nessie: o verdadeiro tesouro da Escócia!

Contadores...

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

10 fatos impressionantes sobre o Tsunami!

O tsunami que devastou a Ásia foi um dos desastres mais impressionantes da história. A devastação que ele causou – engolindo cidades inteiras, demolindo tudo que estava na orla e matando mais gente do que parece possível aceitar – você já conhece. Mas a marca do maremoto foi ainda mais profunda. O planeta Terra sentiu esse cataclismo de maneira marcante e permanente. É o que você vai ver a seguir.



O planeta emagreceu
A Terra perdeu cintura. Sabemos que ela é uma esfera levemente achatada. Com o imenso tremor, o achatamento ficou menor – ou seja, a distância de pólo a pólo aumentou e o tamanho do Equador diminuiu. Claro que a diferença foi minúscula – pouco menos de 1 milímetro.

O tempo encolheu
O dia ficou mais curto – três milésimos de segundo mais curto. Segundo Richard Gross, da Nasa, isso se deveu ao imenso deslocamento de massa que aconteceu no planeta quando a placa da Índia afundou sob a da Birmânia, o que alterou a rotação da Terra.

Os corais escaparam
Em terra a destruição foi imensa, mas, por incrível que pareça, o mar pode não ter sofrido tanto. No Sri Lanka, um levantamento da União Mundial para a Conservação da Natureza mostra que, apesar do chacoalhão, a mortalidade de corais foi menor do que a causada pelo aumento da temperatura do mar em 1988.

As ilhas andaram
Algumas ilhas do oceano Índico moveram-se até 20 metros. Uma delas, a de Trinkat, foi partida em três pelo maremoto, e viu seu interior cortado por um braço de mar. A ponta da ilha de Sumatra afundou.

O mar afundou
Ninguém ainda foi lá ver, mas surgiu no chão do oceano uma falha geológica espetacular. Acredita-se que o fundo do mar tenha afundado mais de 20 metros em alguns trechos. A falha foi causada pelo deslizamento súbito da placa da Índia.

Os elefantes ouviram
Todo mundo ouviu a historinha dos elefantes que salvaram turistas. O que eles fizeram foi usar um equipamento que a seleção natural lhes deu para salvar a própria pele. Elefantes ouvem infra-sons, que calham de ser ondas sonoras na freqüência das produzidas por abalos sísmicos.

Os cientistas se assustaram
O megaterremoto pode ter sido o primeiro de uma série, diz o sismólogo romeno Vasile Marza, da Universidade de Brasília. Por razões desconhecidas, tremores de magnitude 9 parecem se agrupar no tempo. Entre 1952 e 1964, ocorreram quatro deles.

O pólo se mudou
O Pólo Norte também mudou de lugar. Quem quiser procurar Papai Noel agora vai ter de se deslocar mais 2,5 centímetros para nordeste. Isso porque o eixo imaginário em torno do qual o planeta gira foi abalado, inclinando-se levemente.

O futuro registrou
Daqui a milhões de anos, geólogos que estudarem as rochas do local verão vestígios de ossos, conchas e pedras. É assim que cientistas reconstituem hoje os tsunamis do passado. Pelo cacos, será possível até calcular o tamanho e a velocidade das ondas.

Mas podia ser pior...


A onda de 12 metros do tsunami asiático foi devastadora. Mas não é nada perto da que atingiu o golfo do México há 65 milhões de anos, quando um asteróide espatifou-se na Terra, extinguindo 60% das espécies, incluindo os dinossauros. Estima-se que aquele tsunami tenha atingido 1 quilômetro de altura.


Fonte





Nenhum comentário: