Nessie: o verdadeiro tesouro da Escócia!

Contadores...

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jabuti com Pneumonia e Anemia!!!

Sim, levei meu jabuti terrestre ao veterinário. Ela abria a boca e colocava o pescoço para trás... Estava agoniada e não se alimantava...
Pesquisei pela internet e descobri que ela estava com pneumonia, hibernou demais e acordou com pneumonia e anemia...
Está muito grave, mas sei que se Deus quiser, meu Tutuzão vai ficar ÓTIMA!!!
Bem, o Dr. Haroldo me disse que injetável pode até matar o animal em minutos, é grave eu sei, mas o método oral é meio dificultoso e requer muita paciência... Eu tenho e optei pela via oral.
Ele disse que se ela não aceitasse a medicação oral, eu teria que dar autorização para a injetável... Meu Deus!!!
Ontem ela tomou duas doses e hoje serão três, ou seja, na seringa 3ml e colocar com calma na boquinha dela, é um trabalho fazê-la abrir a boca, ontem a noite eu demorei 18 minutos e hoje pela manhã 2 minutos, ela está começando a colaborar rs... E ela nem regurgitou!!! Graças a Deus!!!
A dosagem é a seguinte: 3x ao dia de 8 em 8 horas, os horários dela são às 6:00 da manhã, seria às 7:00 mas estou no meio do caminho para meu serviço neste horário, então liguei para ele e perguntei se teria problema em adiantar 1 hora e ele disse que sem problemas rs... Alívio!
Voltando rs... Então, às 6:00 da manhã, 15:00 da tarde e 23:00 da noite!
Por incrível que pareça ela tomou a primeira dose e depois de uns 15 minutos escorreu secreção do nariz dela, liguei DE NOVO kkkk e ele me disse que isso é bom, quer dizer que está drenando o que está no pulmão....
Ah, lembrei, este antibiótico é um pó e você mistura água potável para fazer o remédio, então precisa ter cuidado para não diluir muito....
Dica: Coloque água até a metade do rótulo e chacoalhe muito bem, vai formar uma espuma, com a própria seringa vá colocando mais água até atingir a linha pontilhada que mostra no frasco, misture mais e está pronto... Dica do próprio veterinário!
Esta é a vitamina, 2x ao dia de 12 em 12 horas, ele disse que depois de uns 15 minutos depois do antibiótico, posso dar a vitamina (eu trabalho e não tenho tempo, quem tiver tempo, pode ser depois de uns 30 minutos)
Como ela não está se alimentando ele disse que posso fazer uma papa de frutas para ela com mamão, banana e bastante mel... Ou uma ou outra ou as duas juntas, tudo que for molengo (fruta) pode fazer, ele disse bastante mel para ficar bem doce e aguçar o paladar, mas não pode melar demais rs...
Ela começa a tomar a vitamina hoje, estou pensando em um horário bom.... Que eu esteja em casa.... Pensando!!!


PS: Vou deixar o site da Clínica Veterinária Estação Animal aqui para vocês!


Estava esquecendo, a duração do tratamento é de 5 a 7 dias, depois voltar ao veterinário rs...

92 comentários:

Thatica. disse...

Flor.. dá um sorriso pra mim??

to achando vc meio triste..

vc tá brava??

espero que eu não tenha feito nada!!

to torcendo mto pra sua tartaruga ficar boa logooo

bjs, te adoro!!

Anônimo disse...

Boa Noite, meu nome é Paula tenho um jabuti o "Gerald", ele está com todos os sintomas de pneumonia e a sua lingua está toda branca. O que devo fazer?

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Ana Paula, me perdoe, faz um tempo que não entro no blog :'( bem, minha tartaruga não tinha a língua toda branca... Acho que não vou poder ajuda-la, já levou o Gerald em uma clínica veterinária? Não demora muito, se estiver bem no começo será mais fácil tratar, infelizmente a Toouché morreu em 2010... Hoje tenho o Thor no lugar e vivo de olho, sabe como é eles são muito delicados. Espero que você tenha sucesso com o tratamento dele, depois me conta, vou torcer por vocês ;)

Unknown disse...

Bom dia,
Vi seu blog e reparei que minha tartarua tbm esta com pneumonia.
Gostatia de saber qual foi a medida do pó de Ampicilina que vc deu a cada 8h para fazer a mistura. E quantos ml na seringa vc deu a cada 8 h. Me ajude, por favor. To desesperada. Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirian Fidelis Guimarães disse...

Só apareceu o seu comentário agora querida :( não era pó, era líquido...

Mirian Fidelis Guimarães disse...

3 ml na seringa na boquinha dele, só que demora muito viu? É difícil, mas com jeitinho vc consegue... Boa sorte e me avisa depois ok?

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Rs... Vc coloca água filtrada até a marca que está na embalagem, metade do frasco e chacoalha para misturar bem....

Unknown disse...

Eu coloco meio ml pois a minha é muito pequenina, deve ter uns 3 meses. Quanto tempo tinha a sua, só para eu ter uma base.
To com muita dificuldade de dar o remédio, tem dia que passo 2 h e ela só toma umas gotas. Qual dics vc me da para ela abrir a boquinha? Obrigada

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Isso melhor colocar a metade, a Toouché tinha 26 anos... As vezes eu ficava uns 45 minutos tentando dar o remédio, tentava com seringa, tentava com a colher pressionando levemente, fazendo cócegas na boquinha para ela abrir... Era bem difícil :( deixe ela em cima de um papelão grosso e cubra a carapaça, eles sentem muito frio, e não deixe tomar vento... Estou por aqui ;)

Unknown disse...

Obrigada!
Tenho outra pergunta, qual a medida de vitamina vc dava?
O Toreto fez coco hj e só saiu catarro, como o de pessoa. Fiquei aliviada de ele eliminar as impurezas do corpo

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Adorei o nome rs... Bem, faz tanto tempo já que não lembro, mas creio que eu dava a mesma quantidade do antibiótico, vem com uma seringa não vem? Vc está dando 1,5 ml não é? Dê a mesma medida, já que é a metade de 3ml... melhor não arriscar...
Que ótimo, a Toouché não chegou a fazer coco :( espero que o Toreto fique ótimo rapidinho e depois posta uma foto dele tá?

Unknown disse...

Toreto melhorou muito, ele não bebia água e muito.menos comia. No segundo dia de medicação, sem dar o Glicopan, ele comecou a beber água. No terceiro dia só defecou catarro. No quarto dia ele estava bem mais animado andando pelo quintal todo e comendo bem pouquinho, dai comecei a dar glicopan na água, mas ele continua dormindo a tarde toda.

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Que notícia maravilhosa!!! A Toouché não chegou a andar e muito menos comer ou beber sozinha, ela estava muito ruim... Tenho certeza que ele vai ficar ótimo rapidinho e não se esqueça, depois de sete dias dando a medicação é bom visitar um veterinário e explicar tudo o que deu para ele e a s medidas ok? Dormir muito é normal de tartaruga pois no inverno eles hibernam como os ursos rs... Só uma coisinha, enquanto ele está dodói não deixa dormir muito não, precisa dar a medicação nos horários certos e depois que tudo passar e no ano que vem ele hibernar, no máximo depois de uma semana dormindo, acorda ele para oferecer água e comida tá?

GLAUCIA disse...

OLÁ FLOR TENHO UM JABUTI TAMBÉM DE UNS 3 A 4 ANOS TA COM OS MESMO SINTOMAS..
LEVEI NESSE VETERINÁRIO AI POIS MORO BEM PERTO E COMO TENHO SEGURO DA PORTO A CONSULTA FOI DE GRAÇA..MAS ELE FALOU Q ELA ESTAVA NORMAL,MAS ELA O COME E NEM ETÁ DEFECANDO.

COMPREI ESSE REMÉDIOS AI MAS ELA PÕE TUDO PRA FORA.

ESTOU DANDO DESDE DE SEGUNDA FEIRA ATÉ HOJE..
O PESCOÇO DELA ATE FERIU DE TANTO QUE ELA FICA AGONIADA E CHEGOU A SANGRAR..

NÃO SEI O QUE FAÇO?

ELE PEDIU PRA TIRAR UM RAIO X MAS NÃO TIVE CONDIÇÕES..

GLAUCIA disse...

OLÁ FLOR TENHO UM JABUTI TAMBÉM DE UNS 3 A 4 ANOS TA COM OS MESMO SINTOMAS..
LEVEI NESSE VETERINÁRIO AI POIS MORO BEM PERTO E COMO TENHO SEGURO DA PORTO A CONSULTA FOI DE GRAÇA..MAS ELE FALOU Q ELA ESTAVA NORMAL,MAS ELA O COME E NEM ETÁ DEFECANDO.

COMPREI ESSE REMÉDIOS AI MAS ELA PÕE TUDO PRA FORA.

ESTOU DANDO DESDE DE SEGUNDA FEIRA ATÉ HOJE..
O PESCOÇO DELA ATE FERIU DE TANTO QUE ELA FICA AGONIADA E CHEGOU A SANGRAR..

NÃO SEI O QUE FAÇO?

ELE PEDIU PRA TIRAR UM RAIO X MAS NÃO TIVE CONDIÇÕES..

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Gláucia, puxa vida que situação... Faz muito tempo que seu jabuti está com estes sintomas? As vezes pode ser outra coisa... Muito caro o raio x? Não faço idéia... Foi no Dr. Haroldo? Ele é tão bom, assim que olhou a Toouché disse na hora que ela estava anêmica e pneumática...
Bom, eu demorava muito para dar os remédios para ela, dava com seringa era bem difícil, mas a sopinha de musculo com legumes batida no liquidificador ela até tomava mais ou menos pela seringa também.
Fico com o coração apertadinho só de ler que o seu não está tomando o remédio, tente dar até sete dias seguidos nos horários certos, o raio X não fica mais em conta com o seguro da Porto?

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Tenta passar um esparadrapo em volta da carapaça onde o pescoço dobre para não machucar, só nem volta da carapaça, assim quando a cabecinha for para trás não vai machucar...

GLÁUCIA disse...

POIS É TO TENTANDO DAR OS 7 DIAS SE ATE SEGUNDA SE NÃO MELHORAR VOU LEVAR EM OUTRA VETERINÁRIA..
O RAIO X E ACIMA DE 125 REAIS,MAS ACHO QUE PELA PORTO NÃO FAZ.
A PNEUMONIA FAZ FICAR ASSIM COMO SE ESTIVESSE ENGASGADA?
PENSEI EM DOAR TAMBÉM PORQUE AQUI EM CASA E PISO.TEMOS UM JARDIM LA ATRAS MAS TENHO MEDO DELA SE PERDER PORQUE TEM MUITO MATO,PLANTA,ENTULHO,E DE ROUBAREM TAMBÉM PORQUE O MURO É BAIXO..

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Sim, a minha abria a boca e não saia absolutamente nada, nenhum tipo de "ventinho" e dobrava a cabeça até encostar no casco. Coloca ela em cima de um papelão grosso e cubra o casquinho, eles sentem muito frio. Não deixe perto de janelas abertas, ´não dá não. Tenho uma que só vive dentro de casa e ele dorme em cima de paninhos para não tomar friagem, faça um cercadinho na parte do quintal que acha bom para ela andar depois que estiver completamente curada...

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Puxa, caro o raio X não? Pergunta para a Porto se eles cobrem...

GLÁUCIA disse...

AMIGA ACHO Q ELA MORREU O OLHO NÃO ABRE MAIS TA TODA MOLE VIRO ELA PRO LADO PRO OUTRO O PESCOÇO VAI JUNTO APERTO E NEM SE MECHE JÁ MOLHEI O OLHO E NADA..

TO TRISTE...

GLÁUCIA disse...

É FLOR MINHA BICHINHA MORREU MESMO....

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Puxa vida Glaucia será???? Desculpa, mas não entro na internet aos finais de semana...
Quando a Toouché morreu ela ficou dura como uma madeira, ficou muito estranho, talvez a sua não esteja morta. Eu levei para o Dr. Haroldo cremar quase uma semana depois que ela morreu, eu queria ter certeza que estava morta sabe? Deixei no banheiro de fora em cima de u papelão e toda hora eu ia olhar para ter certeza, mas infelizmente ela tinha morrido mesmo.
Sinto muito se aconteceu isso com a sua, sei como é doloroso a minha tinha 26 anos, chorei horrores ai no ano seguinte minha irmã me deu outra rs...
Espero que vc esteja bem e que sua tartaruga não esteja morta :(

Anônimo disse...

Oi Mirian!!!Tenho uma jabuti de 3 anos e estou preocupado.Sábado depois de tomar sol minha habita ficou agitada e vomitou tipo de um catarro transparente...depois que passou isso ela ficou um pouco sem apetite,já de ontem em diante ela voltou a ter apetite!!só que ela as vezes estica o pescoço e abre a boca e tbm faz um leve som como se fosse um assobio bem baixo,agora a duvida sera que ela realmente esta com pneumonia,ou resfriado ou é apenas coisa da minha cabeça???
Na minha cidade não tenho veterinário especializado se puder me ajudar com sua experiencia ficarei muito grato!!!

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Anônimo!!!! Olha tudo indica que seja o comecinho viu? E se você correr pode curar. Estamos no início da Primavera, não está tão frio e ela vai conseguir sim. O importante é não deixa-la muito no sol, no máximo uns 10 minutinhos no sol da manhã que não é tão forte. Se ela já está com apetite isso é bom, ofereça coisas fortes, tio beterraba, carne, ovo cozido, espinafre, para a Toouché eu fiz uma papinha de músculo com couve e batata e bati no liquidificador, sem sal e sem tempero nenhum e como ela não estava comendo eu usava a seringa e ela comeu bem... Não poso ajudar com a quantidade do remédio :'( a minha era grande, e muito pesada e creio que a dose seja de acordo com o peso, mas se quiser, dê a metade do que eu dava para a Toouché, não tem nenhum veterinário que você possa conversar? Só para saber o peso dela? Assim acho que fica mais fácil calcular a dose do remédio... O que acha?

Anônimo disse...

Bom dia Mirian!
Agredeço a atenção,a minha Bella tem em media umas 400gramas é bem jovem!!!
Hoje mesmo vou comprar o remedio que você citou e iniciar com o tratamento!!!
Outra coisa que observei foi que os olhos dela parece estar um pouco inchados e lacrimejando um pouco imagino que possa ser outro sintoma da pneumunia.Estou aproveitando que ela esta boa de apetite e dando ama alimentação bem variada para ela,ontem mesmo ela comeu brocolis e gostou d+!!!
Espero fazer com que ela fique bem logo pois amo muito minha jabuti.
Muito obrigado pela atenção mais uma vez!!!

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Que maravilha!!!!! Isso mesmo dê uma alimentação forte e balanceada para ela... Se eu tivesse prestado mais atenção na minha ela com certeza ainda estaria comigo, ela já tinha 31 anos... Fiquei tão mal quando ela morreu, mas minha irmã me deu outra (Thor) um garotão lindo!!!
Isso mesmo, faça o tratamento e me mantenha informada ok? Estou torcendo para sua Bella ficar forte e saudável novamente :)

Anônimo disse...

Boa noite!!! Hoje deu certo de começar com o antibiótico!!! Aproveitei na hora que ela foi se alimentar e dei o remédio!!!
Hoje acho que durmo mais tranquilo!!!
E o engraçado é que já esta saindo secreção pelo nariz dela e isso como você disse é um bom sinal!!!
Só pra complementar estou dando um pouco menos de 1 ml pra ela devido ao peso,acha que é uma boa quantidade???
Muito obrigado pelas dicas Mirian,e vou te mantendo informada!!!!

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Ahhhh que máximo, ó notícias boas!!!! Isso mesmo, me mantenha informada sim!!!!!

Anônimo disse...

Pfvr precisa levar autorizaçao do ibama

Anônimo disse...

A minha esta com bolhas de sangue no nariz e filhote socorroooo oque sera

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Luana, fique tranquila não precisa da autorização do IBAMA não, eu não tinha autorização da Toouché...
E não faço idéia do que seja estas bolhas de sangue no nariz... Corre, leva no veterinário, espero que tudo se resolva o mais rápido possível! Boa sorte :)

Unknown disse...

Bom dia, ganhei um jabuti dominho passado. Ele estava sofrendo maus tratos.Desde quando ele chegou ficava fazendo uns barulhos e com secreção nasal. Marquei um veterinário, mas tem algo a mais que eu possa fazer???? Por favor, to com muito medo de perder ela. O médico é de noite, mas não consegui nem dormir pensando no que pode aconfcwe com ela de tarde

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Boa tarde,

Olha não sei o que vc pode fazer por enquanto já que marcou veterinário. Não a deixe no sol e nem no frio, ou, vento. Coloque um pano embaixo e cubra a carapaça. Tente fazê-la tomar água e comer, eu fazia uma sopinha grossa de músculo com legumes, cozinhava tudo e batia no liquidificador, colocava quase nada de sal e dava na seringa porque a Toouché estava muito ruim... Vamos torcer para a sua ficar boa rapidinho! Se apenas está escorrendo secreção do nariz pode ser que ela apenas esteja gripada, isso mesmo, elas também pegam gripe rs... Fique de olho para ver se ela não coloca a cabecinha para trás na carapaça e permanece com a boca aberta, se ela estiver assim, infelizmente é pneumonia, mas creio que a sua deve estar mesmo com resfriado. Me mantenha informada ok?

Unknown disse...

Oiii, eu fui no veterinário e ele me receitou uma vitamina apenas, só que ela continua muito ruim é ele disse que vai entrar com o antibiótico injetável. É muito caro? kkk foi esse que você usou?

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Oiiiiii, sumiu, pensei em sua tartaruga estes dias rs...
Então, o doutor Aroldo até sugeriu o injetável para ver se resolvia porque a Toouche estava muito ruim, eu ia precisar assinar um termo de responsabilidade porque assim que o remédio entrasse na corrente sanguínea ela podia morrer já que estava muito debilitada. Não cheguei a usar, achei melhor dar o remédio via oral, não queria perde-la rs...
Pelo jeito a sua não está assim tão ruim quanto a minha estava, não faço idéia do valor rs... Me avisa depois!!! Estou torcendo por vocês!!!!

Anônimo disse...

Ola boa noite , minha jabuti e grande saudavel come bastante e vive no quintal com terra e grama com outras jabutis , porem desde que ganhei ela percebo que a noite ela faz um som estranho ao respirar hoje percebi um pouquinho se secreçao , seria pneumonia ? estou preocupado.

Anônimo disse...

Ola tenho uma jabuti grande come bem porem desde que eu a ganhei percebo que ela faz um som estranho ao respirar a noite , e hj percebi um pouco de secreçao , poderia ser pneumonia?

Anônimo disse...

Ola tenho uma jabuti grande come bem porem desde que eu a ganhei percebo que ela faz um som estranho ao respirar a noite , e hj percebi um pouco de secre
çao , poderia ser pneumonia?

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Olá Anônimo rs...
Não não, fique tranquilo, deve ser apenas um resfriado, mas é bom ficar de olho. Se ela continua se alimentando, tomando água está tudo bem. Elas dormem em um local fechado? Tipo uma casinha? Um corredor? Porque elas sentem frio e pegam friagem se ficarem na chuva o tempo todo. Deve sempre deixar um lugar seco, onde não bata tanto vento para elas dormirem e água por perto...
O nariz deve estar um pouco congestionado, já que está com secreção, se conseguir, faça um caldinho, eu fazia com batata, cenoura, pedacinhos de músculo, cozinhava com água e um nada de sal e pronto. depois batia no liquidificador, é forte e pode ajudar a abrir o apetite se estiver precisando...
Depois me conta o que aconteceu!

Unknown disse...

Olá no noite!me chamo William a esse perfil é do meu esposo.
Tenho uma tartaruga que ganhei ta com uns três meses é bem pequena ela vive má água e pega sol. Mas ela nos últimos 2dias observei que ela está abrindo a boca como se estivesse entalada e sobe com a cabeça fora da água como estivesse respirando pela boca. Ela vive em uma caixa de água de 1000 litros. Será que pode ser pneumonia?
Ah ela vive com mais dois amiguinhos so que um pouco mais velhos que ela.

Wellington disse...

Oe Mirian, tudo bem?
Tenho duas jabutis elas estão com 9 anos.
Recentemente uma delas, a Belinha, estava expelindo bába pelo nariz e pela boca, e vomitou hoje. Porém, ela esta comendo normalmente, frutas e ração, só não esta bebendo muita aguá.
Queria saber se se trata de pneumunia?
Ou alguma outra coisa.
Gostei muito do seu blog, estarei aguardando uma resposta.

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Olá Orleilson Cabral.
Tudo indica que ela esteja sim com algum problema para respirar, não sei se já seria a pneumonia, neste caso vc teria que leva-la para um veterinário dar uma olhada.
Tartarugas aquáticas precisam de uma parte mais alta dentro do aquário para que ela possa descansar e não precisar ficar nadando o tempo inteiro.
Para o inverno precisa de uma lâmpada própria que ajuda na vitamina D para ela que é importantíssimo e também precisa de um termômetro próprio para ver se a temperatura da água está correta. tartarugas aquáticas infelizmente ficam gripadas o que geralmente ocasiona a pneumonia.
Leve ao veterinário para ter certeza, só ele poderá confirmar se ela está pneumática ou apenas gripada. Vou torcer para que seja apenas uma leve gripe ;)

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Wellington, primeiramente muito obrigada por gostar do blog rs... Este está meio deixado de lado, agora atualizo mais o Beleza Literária...
Olha, minha tartaruga ficou assim algumas vezes e era apenas gripe. A sua pelo jeito também deve estar gripada, mas acho que seria melhor leva-la ao veterinário para ver se é isso mesmo.
Já que ela está comendo normalmente é um ótimo sinal, a minha não estava mais se alimentando...
Com certeza deve ser um resfriado, mas leve ao veterinário tá? :)

Wellington disse...

Bom dia, entendi, vou fazer isso mesmo, qualquer novidade eu aviso.
Muito obrigado Mirian, parabéns pelo blog.

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Wellington!!!! Que ótimo, me conte as novidades sim, estarei esperando...
Obrigada!!!

Unknown disse...

Obrigada minha tartaruga ficou bem estava apenas entalda porque comeu um pedacinho de comida maior. Levei ao veterinário e ficou tudo bem.
Atenciosamente : williana

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Williana,

Kkkkkkk que ótima notícia, ainda bem que ela está saudável... Mas foi engraçado né, agora que passou o susto rs...
Ótima semana!!!

ELLEN disse...

Oii como eu faço pra dar remédio para o meu ele ñ abre a boca de jeito nenhum dai as vezes ele abre eu aperto a seringa ele fecha dai o remédio vai pra carinha dele inteira...tô desesperada ñ consigo dar o remédio

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Oi Ellen, desculpa, mas o seu comentário só apareceu agora para eu aprovar...
É difícil mesmo, as vezes eu levava 40 minutos para dar o remedinho. Tem que ter paciência, eu tentava fazer ela abrir a boca e colocava só um pouquinho da ponta da seringa na boquinha e então ia colocando o remédio aos poucos, porque eu tinha medo que ela se engasgasse....
Calma e paciência que vai conseguir. O veterinário disse que tinha um remédio que ele podia aplicar lá no consultório, mas eu teria que assinar um termo de responsabilidade já que ela podia morrer assim que o remédio caísse na corrente sanguínea, ela estava bem debilitada... Fiquei com medo e preferi dar o remédio em casa mesmo....

Wellington disse...

Oi Mirian, tudo bem?
Levei a Belinha no veterinário, porém no local não fazem o raio x, o local mais próximo que faz é muito distante da minha casa e eu estou sem carro.
Mas venho observando ela e parece muito bem, esta se alimentando, até demais por sinal rsrs.
Continuarei vigiando e se necessário darei um jeito de levá-la.
Qualquer novidade eu aviso.
Obrigado pelas dicas
Até mais

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Olá Wellington...
Belinha, fofa!!! Isso é ótimo, continua de olho mesmo, as vezes esquecemos um pouquinho eles de lado porque não dão trabalho nenhum e aí quando percebemos... Pode ser tarde...
Se ela está se alimentando muito bem por sinal rs... Dormindo e fazendo tudo normalmente excelente!!!
Me mantenha informada sim rs...
Até mais e boas festas!


Unknown disse...

Minha jabuti ta vomitando E agitada ela comeu melão E melancia gica com o pescoço pra cima to desesperada

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Boa tarde Tulio,

Olha, melão é fruta e jabutis comem frutas, só se ela for alérgica ou estiver engasgada... Precisa leva-la ao veterinário...

felipe pique disse...

Boa tarde, caso sua tartaruga seja uma tigre dágua ou de orelha vermelha ( tartarugas aguaticas) saiba quê é muito importante que elas n fiquem direto na água, elas precisam de pedras ou um lugar seco onde elas possam pegar sol. Elas só podem comer dentro da água se n se engasgam. Att

felipe pique disse...

Boa tarde! Muito legal seu blogs, tenho uma Jabuti tinha, ela está bem, porém não consigo fazer ela comer proteína animal, agora está começando a ficar frio aqui no RS então é normal ela não querer comer proteína pq no frio o metabolismo dela fica ainda mais lento, porém no alto do verão ela tbm n queria comer nada de proteína, alguma dica? Ela come muito bem frutas e verduras. Obrigado

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Felipe Pique!

Não, a Toouché era jabuti, mas tenho o Lex que é de água e ele só fica na água no calor, para comer e fazer necessidades rs... Fora isso ele vive passeando pela casa e dorme no meu quarto em baixo da mesa do computador em um paninho quentinho rs... Sei que se ficarem muito tempo na água a carapaça apodrece :( mesmo assim, muito obrigada pela informação!!!

Unknown disse...

Ola noa tarde meinha jabuti de mais ou menos 3 meses ta dormindo ha 4 dias nao come nao bebe agua e nao abre os olhos as vz levanta a kbćinha e abra a boca

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Cristiane Pavrete

Olá...
Acho bom levá-la ao veterinário, parece que ela está sim com pneumonia. Esta época de inverno elas ficam doentes fácil. Precisa tirar do vento e da chuva, colocar em um local seco, que não bata vento, em cima de um paninho e de preferência coberta até a metade da carapaça.
É normal dormir dias sem acordar, mas o Drº Haroldo disse para eu acordar o Thor, a tartaruga que ficou no lugar da Toouché, porque ela infelizmente morreu :(
Precisa acordar, dar água e comida, mesmo que ela não coma, pelo menos vai dar uma voltinha e voltar a dormir.
Mas se abre a boca e coloca a cabecinha para trás e os olhinhos estão levemente inchados e fechados é bom ir ao veterinário. Eu costumo colocar uma gotinha de água filtrada nos olhinhos porque as vezes eles dormem demais e os olhinhos ficam coladinhos por conta da remelinha rs...

Diana disse...

Olá bom dia, tenho um jabuti ele é bem pequeno ganhei ele por esses dias mas nao sei a idade exata dele, bom ele já tá cm uns dois dias que não quer quer comer, e o olhinho dele tá lacrimejando e só quer saber de dormi,o que eu faço? Pois moro no interior não tem veterinário por aqui é muito longe. Fico preocupada, vc não sabe me dizer que existe alguma outra forma de cuidar dele? sei lá dando algum remédio.
caseiro

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Diana,

Olha, pode ser que ele esteja ficando resfriado. Eles dormem bastante quando o tempo esfria sabe, por conta da hibernação, que aqui no Brasil eles não fazem já que não neva rs...
Você pode colocá-lo em um lugar arejado, mas que não tenha correntes de ar, não deixe na chuva, ou no chão frio. Eles sentem muito frio, então se colocar um papelão embaixo dele e um pano, ele ficará grato. Até cobrir a carapaça pela metade sabe, eu cubro do meu quando o tempo esfria.
A Toouché, infelizmente morreu, mas agora tenho o Thor e redobro os cuidados com ele. Faça músculo cozido com legumes e ofereça para ele, não precisa ter sal, apenas uma pitada.
Deixe um pote de água limpa perto para que ele possa tomar quando estiver com sede. O meu come ração de gato, compro sempre a premium de salmão, a menor que tiver na loja e ele come muito rs... O meu adora tomate, d~e picadinho para ele é mais fácil para mastigar e contém muito ferro...

Unknown disse...

Tô preocupada,minha jabuti Rapdash estar vomitando faz um dia e meio ,aqui na cidade ñ tem veterinário.
Alguém me ajuda por favor.😢😢😭

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Vomitando 1 dia e meio é muita coisa. Precisa levá-la ao veterinário, não tem nenhum na cidade próxima? Ela pode estar com alguma virose, sei lá... Já tentou dar folha de boldo para ela comer? Quem sabe ajuda? Não faço idéia, por favor, leve-a na cidade mais próxima que tenha um veterinário...

Unknown disse...

Ganhei uma fêmea de jaboti mas ela já veio doente ñ seio o que fazer acho que ela está com penanumia por que ela colocá o pescoço para trás como estivesse sem fôlego mim ajudem por favor

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Unknown

Pelo o que vc descreveu pode ser pneumonia sim, mas sugiro que a leve em um veterinário, só ele poderá afirmar se ela está doente e qual o dosagem certa para o peso dela e para a idade. A minha tinha 31 anos e era enorme e bemmmmmm pesada rs...
Espero ter ajudado pelo menos com os sintomas, mas corre lá e depois deixe comentário avisando se deu tudo certo, ok?

Unknown disse...

Tenho um jabuti de quatro meses, do nada focou sem comer, ontem saou a baba na boca, corri no veterinário e ele receitou avitrim antibiótico, maa mwu jabuti parece agoniado e várias vezes pego ele virado, estou dando o medicamento na água

Unknown disse...

A minha jabuti é filhote, está 1 semana sem comer, levei no veterinário e está tomando antibiótico via oral!! Esta com pneumonia, soltando secreção pelo nariz e nas fezes.. agora tenho que esperar pra saber se vai melhorar. Muito triste ver nossos bichinhos doente.

Unknown disse...

A minha jabuti é filhote, está 1 semana sem comer, levei no veterinário e está tomando antibiótico via oral!! Esta com pneumonia, soltando secreção pelo nariz e nas fezes.. agora tenho que esperar pra saber se vai melhorar. Muito triste ver nossos bichinhos doente.

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Sei bem como é esta dor gente!
Bem, se foi ao veterinário e o Jabuti já está sendo medicado é um ótimo começo rs... Espero que esteja melhor agora, já que se passaram alguns dias. O veterinário pediu para dar o remédio na água? É que Jabuti é de terra...
Se a secreção está saindo pelo nariz e fezes é um bom começo, significa que está expelindo, a Toouché até começou a expelir pelo nariz, mas ficava com a boca aberta o dia inteiro para tentar respirar, era horrível ver o sofrimento dela... Espero que o seu esteja bem melhor agora! me mantenha informada, tá?

Unknown disse...

Boa noite
Tenho um jabuti da espece tinga ele e filhote tem 1 mes
E esta sem se mexer a 2 dias. Respira com um pouco de dificuldade e nao avre os olhos. Nao se alimenta. To muito preoculpada. Alguem pode me ajuda?
Aonde moro e muito dificil achar veterinario que cuide de jabuti.

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia!

Bom, os jabutis quando está frio dormem durantes dias, o veterinário me disse que se passar uma semana, aí sim você pode acordá-lo e oferecer água, comida, deixar ele dar uma voltinha rs...
Agora se o seu não está respirando direito, precisa urgente levá-lo ao veterinário. Não o deixe tomar vento, nem ficar no chão gelado, coloque pano para ele ficar em cima, ok?

Unknown disse...

Oiii..q antibiótico q o veterinário receitou para ela?? A minha tbm é filhote e esta com o mesmo sintomas..vc me ajudaria mt se falasse o nome e a medida..obrigada!!

Unknown disse...

Oiii..q antibiótico q o veterinário receitou para ela?? A minha tbm é filhote e esta com o mesmo sintomas..vc me ajudaria mt se falasse o nome e a medida..obrigada!!

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom, já faz tantos anos, mas deixei tudo descrito no texto e tem a bula com a medida certa também...

DOCE MIMO LEMBRANÇINHAS disse...

oi boa noite.
Ganhamos uma jabuti de mais ou menos um mês. Ela está sem comer ha dias. Ela tomou friagem pq eu não sabia e deixei ela solta na casa.
Ontem ela vomitou secreção e tive a impressão de ter vestígio de sangue nas fases.

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia Doce Mimo Lembrancinhas, me perdoe a demora em responder...
Creio que o mais indicado seja você levá-la até um veterinário que trate de animais silvestres, a Toouché nunca chegou a fazer fezes com sangue e nunca vomitou, não faço idéia do que possa ser, desculpe não poder ajudar...

Anônimo disse...

Oi Boa noite!
Tenho um jabuti com mais ou menos 4 meses, e ela a dias dorme, e fica saindo uma bolha do nariz, e quando ela respira as vezes sai um som de chiado.o que devo fazer?

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Boa noite, desculpe a demora...
Ao que tudo indica, parece que seu jabuti está gripado. Dormir é normal, quando o tempo esfria eles dormem muito mesmo, mas depois de uma semana, você acorda ele e oferece água, comida, eles geralmente não comem muito, voltam a dormir porque hibernam, aí é só monitorar, ok?
Eu recomendo que o leve ao veterinário para ter certeza se ele está gripado, assim ele passará exatamente o que você poderá fazer para passar por esta fase...

Fernanda Almeida disse...

Preciso de ajuda amigos!Estou super aflita,comprei uma jabuti para minha filhinha,que no dia que chegou parecia bem disposta,depois passou a andar mais devagar...Ha 4 dias ela virou dentro da caixinha dela a noite,e so fomos perceber durante o dia.Chegamos achar que ela tivesse morta.Depois ela se recuperou,anda devagar,abria a boca,respirava ofegante.Hj comeu,e bebeu.Mas depois ficou com a cabecinha caida para um lado,bem molinha,olhos fechados,pescoco esbranquicado.Colocamos perto da lareira ela reagiu mais.Mas depois ficou estatica novamente.Estou preocupada.Onde moro nao tem vet de animais silvestres.

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Olá Fernanda Almeida, tudo bem? Então... Seria interessante procurar um veterinário sim, ela pode estar com pneumonia ou outra doença, infelizmente não sei o que possa ser, mas sugiro procurar a ajuda de um profissional.
Geralmente quando as tartarugas viram elas acabam morrendo, precisa ficar de olho. As minhas viraram pouquíssimas vezes, graças a Deus rs...
Faça um creme para ela com couve, músculo e cenoura. Eu fazia isso para a Toouche, mas como ela estava muito ruim eu dava com a seringa. Deixe bem morninho e dê para ela, vai ficar fortinha!
Deixe notícias, torcendo para ela se recuperar e você encontrar um veterinário para te ajudar, não deixe ela sofrendo não, leve em um veterinário de cães e gatos mesmo só para ter uma opinião profissional, quem sabe ele não te sugere um veterinário que ele conheça? Boa sorte e melhoras para a lindinha!!!

Lucinea disse...

Boa tarde. Preciso que me tire uma dúvida. A tartaruguinha da minha mãe morreu de pneumonia (fizemos o possível dando antibióticos, mas infelizmente ela não resistiu😔😔😔) e eu também tenho uma que só vivia junto dela e estou preocupada. Será que a minha pode estar correndo o risco de ter essa doença também? Estou muito preocupada, me ajudem por favor.
Obrigada, Fico no aguardado.

Unknown disse...

Preciso de ajuda... tenho duas jabutis e uma delas está contorcendo a cabeça toda hora. O que pode ser?

dailyupdate disse...

This is really very nice post you shared, i like the post, thanks for sharing..
অ্যানিমিয়া রোগের লক্ষণ

Unknown disse...

Nossa, meu Sirius está com todos estes sintomas, as vezes eu acho que a qualquer momento ele vai embora e me deixar, graças a Deus e as minhas pesquisas vou comprar todos os r3medios pra ela por que aqui no Maranhão infelizmente não tem veterinário

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Bom dia, espero que a Sirius fique bem logo logo, não a deixe no chão, coloque um pedaço de papelão embaixo e um paninho em cima e depois a coloque, cobrindo com outro paninho para não tomar friagem. Eu fazia uma sopinha com músculo e brócolis batido no liquidificador para a Toouché, era difícil, mas ela tomava rs... Melhoras!!!

Unknown disse...

Olá boa noite! Em primeiro lugar parabéns e GRATIDÃO pelo blog! Adorei,li todas as perguntas e respostas, aprendi mt com cada uma delas...
Perdi recentemente a minha Luma de 4 aninhos com pneumonia, ainda está difícil superar. Tenho a Dani de 3 aninhos que de vez em quando aparenta uma sintomas parecidos, porém esta com o apetite bom gracs a Deus, mas em compensação só fica com a cabeça enclinada para cima até dormindo é assim e dar uns chiados as vezes qnd vo pra pegar ela como se levar um susto, de verdade estou preocupada. Ganhei a Chica de presente, estava ótima espertinha ligeira rsz... mas de uns 3 dias para cá a notei mto sonolenta ñ tá comendo só quer beber água e tá soltando bolhas pelo nariz e boca ao respirar. Gostaria de saber se a pneumonia tbm é transmissível "neles" fico achando que uma passou para outra. Me ajude em algo pfv. Obrgd Deus abençoe GRATIDÃO!

Zuila disse...

Olá!!! Que bom saber que tem um lugar para trocar experiências de jabuti e tartarugas 😍😍
Temos um jabuti filhote o nome dela é Tuthy isso pq acreditamos pelas características que é fêmea rsrs.
Já esta conosco a 2 meses mais acreditamos que deve ter por volta de 4 meses, nos últimos 15 dias ela parou de comer e para nossa surpresa ela estava comendo a terra do terràrio e fez Coco tipo um grude😱. Mas agora ela esta com o nariz escorrendo pequenas secreções claras, pelo que li pode ser pneumonia.Não achei ainda Vet silvestre, mas a experiência que vc Mirian Fidelis Guimarães descreveu como cuidou do seu jabuti queria fazer para a Tuthy é muito triste ver o sofrimento e não poder fazer nada 😢

Unknown disse...

Boa tarde ,o que posso dar pra minha tardtaruga parece engasgada ,faz barulho estranho ,percebi hj parece que tosse ou espirra,aqui aonde moro não tem veterinário especialista

LittleGirl disse...

Boa noite. Eu tenho um jabuti de 1ano e minha irmãzinha deixou ficar no sol, tempo significante 😣. Ele tá conseguindo andar e com os olhinhos abertos, mas quando bebe água, passa um tempinho ele vomitou. Ele tomou MTA água e fez cocô e vomitou uma gosma. Não tenho condições de levá-lo a um veterinário, além de não ter na minha cidade. Coloquei um paninho bem leve por cima e por baixoo dele, e momento tá dormindo. Alguma dica? Me auxiliem por favor

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Olá LittleGirl, tudo bem? Infelizmente não posso ajudá-la, não sou veterinária, apenas deixei as informações aqui do que aconteceu com a Toouché. Sinto muito por não poder ajudar, espero que consiga resolver, mas continue dando água, mantendo em local arejado e fora do vento. Ofereça frutas e legumes. O ideal seria levá-la ao veterinário, mas como não pode por hora, fique de olho e tente conversar com algum veterinário só para colher informação, diga que no momento não pode levá-la, quem sabe ele não te dá uma boa dica, ou, te ajuda? Vou torcer por vocês, ok? Beijinho

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Oieeee, infelizmente não sou veterinária e não poderia passar nenhum tipo de informação. Mas se parece que está engasgada abrindo a boca e colocando a cabecinha para trás na direção da carapaça, pode ser que esteja com pneumonia, ou, gripe e esteja com falta de ar. Coloque sobre uma superfície que ela não receba friagem, um pedaço de papelão, pano, caixinha e deixe em local arejado, não no vento, mas em um local com uma boa circulação para renovar o ar. Tente verificar se encontra um veterinário e só peça informações, explique o estado dela, quem sabe ele não te dá uma boa dica? Sucesso para vocês... Beijinho