O impacto do fumo a longo prazo já é conhecido e inclui doenças cardíacas e vários tipos de câncer. Agora uma pesquisa publicada no Chemical Research in Toxicology e noticiada pela BBC mostra que o cigarro prejudica o corpo depois de alguns minutos, e não com o passar dos anos. Isso acontece porque os produtos químicos que causam câncer se formam rapidamente após o trago.
Os pesquisadores analisaram os níveis dos produtos químicos ligados ao câncer, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), em 12 pacientes após fumarem. Um HAP foi adicionado aos cigarros dos pacientes, e então foi transformado em outro produto químico que danifica o DNA e que pode causar câncer. A pesquisa mostrou que esse processo demorou apenas 15 a 30 minutos para acontecer.
"Esse estudo é único, é o primeiro a investigar o metabolismo de um HAP em humanos, especificamente vindo de inalação de fumaça de cigarro, sem interferência de outras fontes de exposição como poluição do ar e dieta", diz Stephen Hecht, da Universidade do Minnesota. Ou seja, para sentir os danos do cigarro não são precisos 30 anos, mas apenas 30 minutos. "Esse resultado deve servir como um forte aviso para quem está considerando começar a fumar", conclui ele.
2 comentários:
Bacana Mi esta postagem..
ODEIO cigarros..!!
Beijo..
Mia.
Bacana Mi esta postagem..
ODEIO cigarros..!!
Beijo..
Mia.
Postar um comentário