É o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas. Inclui também o estudo de animais que dizem estarem extintos.


Abordando seus tópico de um ponto de vista antropológico, procura relacionar os mitos de várias culturas com animais extintos ou desconhecidos.


O termo foi cunhado sobre as expressões cripto (do grego Kryptós, é, ón "oculto") e zoologia (o ramo da Ciência que estuda os animais).
Os biólogos e zoólogos que seguem uma perspectiva mais tradicional, consideram a criptozoologia como um paralelo com a astrologia em relação à astronomia.
Apesar de alguns ramos da criptozoologia desafiarem a lógica científica, há exemplos que mostram que este ramo da biologia pode ter mais credibilidade do que deveria esperar.


Os criptozoólogos citam com freqüência exemplos como a Lula-gigante, o Celacanto, o Ornitorrinco e o Dragão de komodo, TODOS animais REAIS e estudados que foram em tempos considerados fantasias alucinadas.

Obs: O Monstro do Lago Ness também está na lista de animais inexistentes da qual os animais citados acima se encontravam...

Espero que gostem tanto quanto EU!!!