Como prevenir?
Fazendo o Papanicolau uma vez por ano, a princípio. Se o exame identificar as alterações das células que antecedem o câncer, dá para prevenir 100% dos casos.
Quem deve fazer o exame?
Mulheres com vida sexual, principalmente entre 25 e 70 anos. Como muitas mulheres, hoje em dia, iniciam a vida sexual mais cedo, o exame pode ser feito antes dos 25 anos, se for o caso. O exame é rápido e é indolor para a maioria das pessoas.
O que pode levar ao câncer de colo de útero?
A causa é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV). A diversidade de parceiros pode facilitar a infecção e também usar calcinhas de pessoas infectadas e emprestar roupas de banho que é uma coisa que nunca se deve fazer, atenção mulherada!
Tabém aumentam o risco do câncer:
Fumo, baixa ingestão de vitaminas, iniciação sexual precoce.
Números do Câncer de Colo de Útero:
No Brasil: 18 mil novos casos por ano!
No mundo: 500 mil casos novos por ano!
Ninguém gosta de ser um número de estatística. Seja alguém que se cuida e que faz questão de qualidade de sua vida.
Você tem medo? Associa a idéia do câncer de mama com a morte? Mas, pense bem, desistir de fazer os exames, elimina a doença? Claro que não! Vamos mudar esse conceito?
Exames preventivos e diagnóstico precoce para melhorar a sua qualidade de vida!
No Brasil temos cerca de 50 mil casos de Câncer de mama por ano. Quanto antes você faz o diagnóstico, maior é a sua chance de cura. Muitas mulheres enfrentam esse problema e saem fortalecidas. mas é preciso encarar o desafio para fazer o tratamento e recuperar a saúde e a vida com esperança!
Quando fazer os exames:
A partir dos 40 anos - procurar um profissional da saúde para frazer os exames de mama, uma vez por ano.
Entre 50 e 69 anos - fazer mamografia todo ano.
A partir dos 35 anos - se tem mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama ou ovário: realizar o exame clínico de mamas e mamografia todo ano.
Fatores que aumentam a chance de ter câncer de mama:
Fumo, obesidade, falta de atividade física e fator genético.
Auto-Exame:
O auto-exame não substitui o exame realizado por um profissional, mas é muito importante que você esteja atenta ao seu corpo. Se perceber qualquer alteração, procure atendimento médico.
CUIDE BEM DE VOCÊ!!!
Elaborado pela Equipe Prevenir do Iamspe e pelo Serviço de Ginecologia do HSPE, a partir de material do INCA. (www.inca.gov.br)