De todas elas, a única que restou praticamente intacta é Pirâmide de Quéops construída há quase cinco mil anos. É interessante que na Grécia se encontrava apenas a estátua de Zeus em Olímpia, construída em ouro, marfim e ébano com 12 metros de altura. A idéia que se tem dela vem das moedas de Elis onde foi cunhada a figura da estátua do próprio Zeus.
Ela foi construída no século V a.C por Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos. A estátua era decorada com pedras preciosas (olhos). Após 800 anos, ainda no mesmo século V a.C, foi levada para Constantinopla hoje Istambul, onde acredita-se ter sido destruída em 462 d.C por um terremoto.
Fídias esculpiu Zeus sentado numtrono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória, na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. Supõe-se que como em representação de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o cenho franzido. A lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia. Quando a estátua foi construída, a rivalidade entre Atenas e Esparta pela hegemonia no Mediterrâneo e na Grécia continental mergulhou os gregos numa sucessão de guerras.
Os combates, no entanto não prejudicaram as realizações culturais e artísticas da época. Ao contrário, o século V a.C ficou conhecido como o século de ouro na história grega devido ao extraordinário florescimento da arquitetura, escultura e outras artes.
Tanto os gregos amavam seus trabalhos que dizia-se que ele revelava aos homens a imagem dos deuses. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos.
Zeus (Júpiter para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades. A estátua equivalia a um prédio de cinco andares.
PS: Esta semana postarei todas as sete maravilhas do mundo antigo, vale a pena saber um pouco a respeito destas obras artísticas!